É uma associação sem fins lucrativos formada por sete amigos em 2015. A associação é um espaço de convivência e de economia social para a experimentação de novas formas de relação e que gera reflexão nas formas de consumo que estamos habituados. Localizado na Vila Madalena, o espaço tem um café, uma mercearia com produtos orgânicos e artesanais, plantas e cerâmicas (todos à venda).
No Instituto Chão a ideia é que tudo servido ou vendido ali seja repassado ao consumidor pelo preço de custo. Todos os custos de operação ficam expostos em um quadro com acesso a todos e esse painel é atualizado diariamente. Esses são alguns dos princípios da economia solidária, ou o que alguns chamam de economia pós-capitalismo. Na economia solidária não há exploração dos trabalhadores envolvidos nos processos, não há especulação de preços e a rede é horizontal, ou seja, não existe hierarquia, tudo é decidido junto, para o bem de todos. O consumo é consciente e todos cooperam entre si.
Adiado: 11º Bunkyo Rural de Presidente Prudente
Seguindo orientação das autoridades quanto à propagação do novo coronavírus, o evento foi adiado para uma data ainda não definida.
Instituto Chão
BUNKYO RURAL LIVE – Agronegócio na Nova Era
No dia 25 de Agosto à partir das 18 horas, uma live com grandes nomes do agronegócio, que falarão sobre as tendências e soluções na era pós-pandemia:
- José Graziano da Silva, Diretor Geral da FAO de 2012 a 2019
- George Hiraiwa, Secretário da Agricultura do Paraná (2018) e coordenador do Polo de Inovação Agro
- Painel da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, reunindo Diógenes Kassaoka e Gabriela Redona Chiste
Participação especial do novo Cônsul Geral do Japão, Ryosuke Kuwana, do Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, e do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, na abertura.