É uma associação sem fins lucrativos formada por sete amigos em 2015. A associação é um espaço de convivência e de economia social para a experimentação de novas formas de relação e que gera reflexão nas formas de consumo que estamos habituados. Localizado na Vila Madalena, o espaço tem um café, uma mercearia com produtos orgânicos e artesanais, plantas e cerâmicas (todos à venda).
No Instituto Chão a ideia é que tudo servido ou vendido ali seja repassado ao consumidor pelo preço de custo. Todos os custos de operação ficam expostos em um quadro com acesso a todos e esse painel é atualizado diariamente. Esses são alguns dos princípios da economia solidária, ou o que alguns chamam de economia pós-capitalismo. Na economia solidária não há exploração dos trabalhadores envolvidos nos processos, não há especulação de preços e a rede é horizontal, ou seja, não existe hierarquia, tudo é decidido junto, para o bem de todos. O consumo é consciente e todos cooperam entre si.
Sobre Mottainai
"Mottainai" é um termo japonês para incentivar evitar o desperdício, o reuso e a reciclagem de qualquer coisa. O mundo conheceu o termo quando a ambientalista Wangari Maathai, da Kênia, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2004, considerou "mottainai" uma palavra universal, que melhor se aplicava às questões ambientais. Ela passou a citar o conceito de "mottainai" em grandes eventos internacionais e até em shows com renomados artistas e autoridades, como o ex-primeiro ministro inglês Tony Blair, e a palavra realmente ficou universal.
Na agricultura, "mottainai" é ainda mais
forte porque se trata de evitar perdas e
maximizar o potencial produtivo, uma
vez que os recursos naturais são
limitados e em breve não haverá o
suficiente para alimentar toda
população do mundo.
Instituto Chão
10º Bunkyo Rural em Adamantina
A Comissão Bunkyo Rural se reuniu no dia 19 de dezembro de 2018, na sede do Bunkyo em São Paulo, com o prefeito de Adamantina, Márcio Cardim; prof. Vagner Amado Belo de Oliveira, coordenador de extensão da Exatas e Agrárias do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI); Noriko Saito, presidente da Associação Cultural de Adamantina, e Renato Ishikawa, cafeicultor e presidente do Hospital Santa Cruz, entre outros. Na pauta, o 10º Bunkyo Rural, que será realizado na cidade de Adamantina, nos dias 4 e 5 de outubro de 2019, marcando também o 70º aniversário do município.