Reimei Yoshioka

Filho de imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil em 1928, Yoshioka nasceu em Mirandópolis, interior de São Paulo. É formado em Saúde Pública, Serviço Social, Letras e Ciências e tem mestrado e doutorado em Geografia Humana. É membro efetivo da Comissão Bunkyo Rural.

Foi professor-visitante da Universidade de Tenri, na Província de Nara, Japão, no Departamento de Estudos Brasileiros, de 1997 a 2001. Nesses quatro anos, estudou a problemática dos trabalhadores brasileiros no Japão, sobretudo com relação à Educação. O tema resultou em sua tese de doutoramento intitulada “Por que Migramos do e para o Japão”, e no livro “Dekasseguis com os Pés no Chão” (em coautoria com Silvio Sam).

Nas atividades associativas e esportivas, Reimei Yoshioka foi atleta, dirigente e árbitro de beisebol; presidente da Federação Paulista de Beisebol e Softbol; vice-presidente do Bunkyo e coordenador do Núcleo de Informação e Apoio a Trabalhadores Retornados do Exterior (Niatre) – projeto conveniado com o Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2011 foi agraciado pelo governo japonês, por meio do Ministério de Relações Exteriores, com o diploma de “Gaimu Daijin Hyosho Jo”.