Roberto Rodrigues
Nasceu em Cordeirópolis/SP, no dia 12 de agosto de 1942. É engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP em 1965, com cursos de aperfeiçoamento em administração rural.

Área Acadêmica: É Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e Presidente da Academia Nacional da Agricultura, tem centenas de trabalhos publicados sobre agricultura, cooperativismo e economia rural. Autor de nove livros e co-autor de diversos outros. Doutor Honoris Causa pela UNESP.

Foi Professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal, e foi membro dos seguintes conselhos ligados à Academia: da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – FEALQ, do Conselho Assessor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, do Conselho Estadual da Ciência e Tecnologia – CONCITE, do Conselho de Administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP/FGV, do Alto Conselho Agrícola do Estado de São Paulo, do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, do Centro de Conhecimento em Agronegócios – PENSA, do International Food and Agribusiness Management Association – IAMA, do IPC- International Policies Council, do Global Crop Diversity Trust, entre outros.

Recebeu a Medalha Paulista do Mérito Científico e Tecnológico, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, foi condecorado pelo Instituto Agronômico de Campinas e pelo Instituto Biológico de São Paulo. Foi eleito pela AEASP como Engenheiro Agrônomo do ano em 1987 e Engenheiro Agrônomo da década, em 2004. Recebeu o Diploma de Mérito Agronômico da Confederação das Federações dos Engenheiros Agrônomos – CONFAEAB, em 2001 e a Medalha “Luiz de Queiroz”, da ESALQ, em 2004.

Área da Agricultura: Foi empresário rural em São Paulo, Minas Gerais e no Maranhão.
Foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (janeiro de 2003 a junho de 2006) e como tal promoveu a completa reestruturação da Instituição, trabalhou pelas leis de biotecnologia, dos produtos orgânicos, seguro rural, novos documentos de comercialização, regulamentou a defesa sanitária, ampliou o comércio agrícola brasileiro e implementou as bases de uma agricultura moderna. Foi Secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo (1993/1994), Coordenador do Forum Nacional de Secretários Estaduais de Agricultura, coordenou o setor privado no Fórum Nacional da Agricultura, e criou a Agrishow, juntamente com a ABAG, SRB, Abimaq e ANDA.

Área do Cooperativismo: É o Embaixador Especial da FAO para as cooperativas. Foi dirigente de cooperativas agrícolas e de crédito rural, com abrangência local (Guariba/SP), regional (Campinas/SP), e estadual (São Paulo/SP).
Foi Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB por dois mandatos (1985/1991), da Organização Internacional de Cooperativas Agrícolas (de 1992 a 1997) e da Aliança Cooperativa Internacional – ACI (1997/2001), órgão centenário que congrega mais 900 milhões de pessoas em todo o mundo, através de 250 organizações nacionais de cooperativas, representando uma centena de países. Conhece 80 países, em todos os continentes.