José Francisco Graziano da Silva
Formado pela Esalq em 1972, é professor titular da Unicamp em Economia Agrícola.
Em 2001, Graziano coordenou a elaboração do Programa Fome Zero, o principal item da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. Eleito, o novo presidente o convidou a assumir o Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, onde permaneceu por um ano, chefiando o programa para tirar 28 milhões de brasileiros da linha de pobreza.
Graziano se tornou representante regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para a América Latina e o Caribe em 2006. Durante a sua gestão, Graziano conseguiu que os países da América Latina fossem os primeiros do mundo em assumir o compromisso de erradicar a fome até 2025.
Reconhecido por seu trabalho na defesa de políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura sustentável e criação de oportunidades para os pequenos agricultores, Graziano foi eleito diretor-geral da FAO em 2011, e foi reeleito em 2015, conseguindo o voto de 177 dos 182 países presentes na 39ª Conferência da entidade em Roma, permanecendo até o final do mandato em 2019.