Gestor Ambiental, formado pela Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ – ESALQ/USP.
Mestre em Ciências com área de concentração em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP – 2014.
Coordenador de Sistemas de Informações na Agência das Bacias PCJ (Agencia das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Atua na entidade desde fevereiro de 2011.
A Agencia das Bacias PCJ desenvolve projetos envolvendo sistemas de monitoramento hídrico, apoio à cobrança pelo uso de recursos hídricos, sistemas para disponibilização de informações e suporte à decisão e elabora relatórios técnicos e o desenvolvimento de estudos para subsídios ao enquadramento dos corpos d’água e ao planejamento de recursos hídricos nas bacias PCJ.
Participou da elaboração dos últimos Planos de Bacias e Relatórios de Situação confeccionados na região das Bacias PCJ.
É colaborador na cooperação internacional denominada “Eco Cuencas”, onde gerencia a implementação de projeto piloto no Brasil.
Sobre Mottainai
"Mottainai" é um termo japonês para incentivar evitar o desperdício, o reuso e a reciclagem de qualquer coisa. O mundo conheceu o termo quando a ambientalista Wangari Maathai, da Kênia, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2004, considerou "mottainai" uma palavra universal, que melhor se aplicava às questões ambientais. Ela passou a citar o conceito de "mottainai" em grandes eventos internacionais e até em shows com renomados artistas e autoridades, como o ex-primeiro ministro inglês Tony Blair, e a palavra realmente ficou universal.
Na agricultura, "mottainai" é ainda mais
forte porque se trata de evitar perdas e
maximizar o potencial produtivo, uma
vez que os recursos naturais são
limitados e em breve não haverá o
suficiente para alimentar toda
população do mundo.
Eduardo Cuoco Léo
10º Bunkyo Rural em Adamantina
A Comissão Bunkyo Rural se reuniu no dia 19 de dezembro de 2018, na sede do Bunkyo em São Paulo, com o prefeito de Adamantina, Márcio Cardim; prof. Vagner Amado Belo de Oliveira, coordenador de extensão da Exatas e Agrárias do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI); Noriko Saito, presidente da Associação Cultural de Adamantina, e Renato Ishikawa, cafeicultor e presidente do Hospital Santa Cruz, entre outros. Na pauta, o 10º Bunkyo Rural, que será realizado na cidade de Adamantina, nos dias 4 e 5 de outubro de 2019, marcando também o 70º aniversário do município.