Natural de Jardinópolis/SP, em 1934, é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP.
Foi diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp por dois mandatos e ao longo da sua carreira acadêmica publicou centenas de artigos científicos, proferiu mais de trezentas palestras em eventos nacionais e internacionais, além de participar de bancas examinadoras para a contratação de professores e orientação de graduandos e pós-graduandos. Como pesquisador, desenvolveu trabalhos importantes com feijão, mamona e alho.
Foi articulador e coordenador de convênios entre a Unesp e instituições japonesas o Tropical Agriculture Research Center (Tarc) a Tokyo University of Agriculture and Technology (TUAT).
Nakagawa também atuou junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), órgão do governo japonês. Atualmente, Nakagawa é professor emérito da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp.
Sobre Mottainai
"Mottainai" é um termo japonês para incentivar evitar o desperdício, o reuso e a reciclagem de qualquer coisa. O mundo conheceu o termo quando a ambientalista Wangari Maathai, da Kênia, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2004, considerou "mottainai" uma palavra universal, que melhor se aplicava às questões ambientais. Ela passou a citar o conceito de "mottainai" em grandes eventos internacionais e até em shows com renomados artistas e autoridades, como o ex-primeiro ministro inglês Tony Blair, e a palavra realmente ficou universal.
Na agricultura, "mottainai" é ainda mais
forte porque se trata de evitar perdas e
maximizar o potencial produtivo, uma
vez que os recursos naturais são
limitados e em breve não haverá o
suficiente para alimentar toda
população do mundo.
Julio Nakagawa
9º Bunkyo Rural em Bastos
A Comissão Bunkyo Rural começou as atividades de 2018 com uma reunião no dia 11 de janeiro, juntamente com as lideranças da cidade de Bastos, que sediará o próximo evento a ser realizado nos dias 20, 21 e 22 de setembro.