Formado em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo em 1998, concluiu doutorado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo em 2004 e fez pos-doutorado pela Universidade de São Paulo em 2005.
Foi professor do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências – UNESP Rio Claro de 2006-2008, e desde 2008 é professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP.
Publicou 45 artigos em periódicos especializados e mais de 100 trabalhos em anais de eventos. Possui 8 capítulos de livros publicados, 5 softwares desenvolvidos e recebeu 5 prêmios e/ou homenagens.
Atua na área de Manejo de bacias hidrográficas e ecologia da paisagem com ênfase em planejamento da conservação de floresta e recursos hídricos.
Em suas atividades profissionais interagiu com 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: SIG, incendios florestais, Ecologia de paisagem, desmatamento, Rondônia, Amazônia, hidrologia florestal, Corumbataí e modelagem hidrologica.