Bunkyo Rural Live

Data: 25/08/2020 – Horário: das 18 horas a 20 horas.
Transmissão: www.youtube.com/bunkyodigital

Palestrantes:

José Francisco Graziano da Silva, formado pela Esalq em 1972, é professor titular da Unicamp em Economia Agrícola.

Em 2001, Graziano coordenou a elaboração do Programa Fome Zero, o principal item da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. Eleito, o novo presidente o convidou a assumir o Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, onde permaneceu por um ano, chefiando o programa para tirar 28 milhões de brasileiros da linha de pobreza.

Graziano se tornou representante regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para a América Latina e o Caribe em 2006. Durante a sua gestão, Graziano conseguiu que os países da América Latina fossem os primeiros do mundo a assumirem o compromisso de erradicar a fome até 2025.

Reconhecido por seu trabalho na defesa de políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura sustentável e criação de oportunidades para os pequenos agricultores, Graziano foi eleito diretor-geral da FAO em 2011, e foi reeleito em 2015, conseguindo o voto de 177 dos 182 países presentes na 39ª Conferência da entidade em Roma, permanecendo até o final do mandato em 2019.

No Bunkyo Rural Live, José Graziano deverá falar sobre a segurança alimentar, e como essa questão é fundamental para a agricultura da Nova Era.

George Hiraiwa, formado em Engenharia Agronômica pela Esalq, turma de 1982, foi Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná e acumula uma grande experiência que deverá despertar muito interesse aos jovens, independente da área de atuação.

Ele foi um dos mais importantes fomentadores da agrotecnologia no Brasil, tendo idealizado, entre outras coisas, o Hackathon Smart Agro, em Londrina, que foi o primeiro do país, uma maratona que envolve programadores, hackers, desenvolvedores e inventores para buscar soluções tecnológicas para o setor. O evento é anual e realizado desde 2016 em Londrina, e motivou a criação da SRP Valley, um ecossistema de inovação onde entidades como a Sociedade Rural do Paraná, o Instituto Agronômico do Paraná e o Sebrae juntaram forças para apoiar projetos tecnológicos e startups da área de agronegócios.

Sua experiência é vasta. Cultivou café no cerrado mineiro, foi franqueado da McDonald’s e conhece bem a área tecnológica. Um exemplo de profissional versátil, que pode indicar um caminho para os jovens que buscam carreira na área de inovação.
Veja uma entrevista de George Hiraiwa concedida em 2018 para a Esalq: https://www.esalq.usp.br/banco-de-noticias/agrodestaque-entrevista-george-hiraiwa

Obs. O público poderá participar com suas perguntas para os palestrantes através do chat do YouTube.

 

PAINEL

Será realizado um Painel da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, onde serão apresentados os órgãos e as ferramentas que o Estado dispõe para apoiar o agricultor, incluindo o seguro rural.

O painel será conduzido pela dupla Diógenes Kassaoka e Gabriela Redona Chiste. Diógenes, também membro da Comissão Bunkyo Rural, foi diretor-geral do Instituto de Cooperativismo e Associativismo, e atualmente é coordenador da Codeagro – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios. Gabriela é secretária executiva da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Na abertura do Bunkyo Rural Live, está confirmada a participação do novo Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, aliás, será uma das primeiras participações dele num evento desde sua chegada para substituir o Cônsul Yasushi Noguchi. Também estão confirmadas as participações do Secretário da Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira, do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, e do coordenador da Comissão Bunkyo Rural, Tomio Katsuragawa.

A transmissão será realizada diretamente do Studio Bunkyo, onde o diretor cultural do Bunkyo, Carlos Kendi Fukuhara atuará como mestre de cerimônia. Nelson Kamitsuji, coordenador do Bunkyo Rural Live, será o mediador, e os engenheiros agrônomos Celso Mizumoto (vice-presidente da Comissão Bunkyo Rural); Nobuyoshi Narita, pesquisador científico da APTA Presidente Prudente; e William Hiroshi Takata, professor da Unoeste, trabalharão na seleção das perguntas do público.

 

Tags: , , ,