03 oito mesesUm dos minicursos selecionados para o 6º Bunkyo Rural / 5º Seminário Gepura é o “Uso da Moringa Oleífera no Tratamento da Água”. O prof. Hiroshi Nozawa, consultor em Agricultura e Piscicultura da JICA – Japan International Cooperation Agency em diversos países da América Latina, ministrará o curso.

A Moringa Oleífera é uma árvore originária da Índia e África e é conhecida como “Árvore do Milagre”. Sua descoberta é muito antiga e consta que na antiga Roma, na Grécia e no Egito, suas sementes eram utilizadas como base para perfumes. As folhas, flores, frutos, sementes e raiz são aproveitadas como matérias primas para fabricação de alimentos, ração animal, adubos, remédios naturais e como biodiesel. Curiosamente, suas sementes funcionam como purificador de água. Essa última propriedade chama atenção, e o especialista pretende fazer uma demonstração prática nesse minicurso, já que o tema geral é “Água: Desafios para Conservação”. Colocando-se sementes da Moringa numa água suja, em 4 horas obtém-se uma água limpa e potável.

53 apos 4 horasPaíses em desenvolvimento como Nicarágua e Paraguai plantam a Moringa como forma de combater a fome, já que é uma grande fonte de nutrientes. Por exemplo, tem sete vezes mais vitamina C do que a laranja; tem 13 vezes mais vitamina A do que o espinafre; 96 vezes mais vitamina E do que o ovo, 50 vezes mais vitamina B2 do que a sardinha, 16 vezes mais cálcio do que o leite; dez vezes mais aminoácidos do que o arroz integral, 82 vezes mais ferro que a ameixa, etc. Tudo pode ser aproveitado na Moringa, e a ONU/UNICEF realiza campanhas para incentivar o seu plantio e uso. No Senegal foi instalada uma indústria para extração de produtos e campanha resultou no plantio de oito milhões de arvores, em algumas semanas.

O minicurso sobre a Moringa Oleífera, do prof. Hiroshi Nozawa acontece no dia 9 de outubro de 2015, das 9 às 11h30, na ESALQ/USP em Piracicaba. Saiba como participar.

モリンガとは、インドとアフリカが原産の植物です。別名「ミラクルツリー(奇跡の木)」とも呼ばれており、人や動物にとって大切なさまざまな栄養素が豊富に含まれています。とくにビタミンやミネラル、アミノ酸などがバランス良く含まれているのが魅力で、ビタミンCはオレンジの7倍、ビタミンAはほうれん草の13倍、ビタミンEは卵の96倍、ビタミンB2はマイワシの50倍、カルシウムは牛乳の16倍、アミノ酸は発芽玄米の10倍、鉄分はプルーンの82倍ほど有り、他にも色々なビタミンとミネラルが含められていて、アンチエイジング効果が注目されています。

これだけ優秀な栄養成分を豊富に含んでいる植物は本当に珍しく、2007年11月、国連の世界食糧計画に採用され発展途上国で植えるべきとキャンペーンも行っています。暑いところで育ちが良く、生育が非常に早いのも特徴で9ヶ月で約7mにもなります。でもブラジルではほとんど植えられていません。モリンガの専門家の野澤弘司さんが第6回文協ルーラルで詳しく説明します。

第6回文協ルーラルはサンパウロ州、ピラシカバ市のESALQ USP(サンパウロ大学農学部)で10月8日と9日行われます。モリンガのミニ教室は9日の午前9時から11時半まで。

 

 

Tags: ,