Muitos japoneses e seus filhos se destacam na produção e desenvolvimento da agricultura, mas só alguns ganham notoriedade. É o caso de Hiroshi Ikuta. Filho de agricultores imigrantes japoneses de Mogi das Cruzes, SP, graduou-se engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, em 1954. Psalada600assou a integrar o quadro de docentes do Departamento de Genética daquela escola. Foi responsável pela montagem da Estação Experimental do Setor de Melhoramento de Hortaliças no bairro de Rio Acima, em Mogi das Cruzes, inaugurada em 1960.
Ikuta foi pioneiro na obtenção de híbridos de hortaliças, dos quais sempre foi um entusiasta, e desenvolveu híbridos nacionais de couve-flor, repolho, berinjela, pimentão, pepino, tomate, abóboras e milho doce. Seu trabalho revolucionou o cultivo de hortaliças em todo o País.
Doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo, onde defendeu tese sobre o melhoramento de hortaliças no Estado de São Paulo, fez pós-doutorado em agronomia na Universidade de Kyoto, no Japão, e foi professor de pós-graduação na USP..
Nos últimos anos, o professor Ikuta dedicou-se a pesquisas com xaxim, vegetal praticamente extinto na Mata Atlântica e de fundamental importância para a conservação do solo e manutenção das águas subterrâneas, e foi colaborador da Universidade de Mogi das Cruzes, onde atuou no Centro Biomédico, além de ter desenvolvido trabalhos de melhoramento de orquídeas em convênio com a Aflord e a Fapesp.
O prof. Hiroshi Ikuta será homenageado durante o 4º Encontro Bunkyo Rural, a ser realizado em Mogi das Cruzes, nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2013.

Facebooktwitterpinterestlinkedinmail
 

Tags: , , ,