O Prêmio Kiyoshi Yamamoto foi instituído em 1965 para homenagear as pessoas que, nas suas respectivas atividades agropecuárias, tenham contribuído de modo relevante para o desenvolvimento técnico e econômico da agricultura brasileira.

Este ano, na sua 51ª edição, a comissão selecionou, através de indicação de entidades representativas, os dois contemplados de 2022.

Alysson Paolinelli, primeiro como Secretário da Agricultura de Minas Gerais, e depois como Ministro da Agricultura, foi quem criou o programa que levou a agricultura para a região do Cerrado. Antes, terras vistas como sem valor, o Cerrado passou a ser um importante pólo produtor de alimentos do Brasil.

Natural de Hokkaido, o japonês Masanori Ito ficou famoso por desenvolver uma incansável pesquisa na produção de alho roxo no Brasil. Sua variedade, conhecida como Alho Roxo Ito, se mostrou muito produtiva, e hoje, quase todo alho produzido no Brasil é dessa variedade.

O evento de entrega do prêmio será realizado no dia 28 de outubro de 2022, sexta-feira, às 19 horas, no salão nobre da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, na Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo, SP.

Facebooktwitterpinterestlinkedinmail